O acidente vascular cerebral (AVC) é descrito como uma doença caracterizada por um início agudo de déficits neurológicos que permanece por, pelo menos, 24 horas, provocando alterações motoras, sensitivas, cognitivas e de linguagem. No mundo, a cada ano, 17 milhões de pessoas são diagnosticadas com AVC. No Brasil, no ano de 2015, houve 23.925 (vinte e três mil novecentas e vinte e cinco) internações por esta causa, registradas no DATASUS.
O AVC tem origem vascular é dividido em dois tipos: isquêmico e hemorrágico. No AVC isquêmico (AVC), há oclusão de uma artéria, que supre determinada parte do cérebro, por um coágulo, êmbolo ou trombo, ou até por baixa perfusão sistêmica, que é resultante de insuficiência cardíaca ou hipotensão. Neste tipo de acometimento, a área cerebral lesionada deixa de receber oxigênio e glicose, que são essenciais para seu funcionamento, prejudicando, assim, o seu metabolismo, levando à morte celular. Já no AVC hemorrágico (AVCh), o menos comum, é causado pelo rompimento de uma artéria cerebral, que geralmente acontece porque a parede do vaso sanguíneo encontra-se fraca. Este tipo de AVC está intimamente ligado à hipertensão arterial sistêmica.
Os sintomas mais comuns do AVC são perda de força em um dos lados do corpo, perda de fala ou compreensão da fala, perda da visão completa ou de metade do campo visual de cada olho, perda de coordenação motora e de sensibilidade. Junto com estes sintomas, frequentemente, também está presente a dor no lado do corpo afetado, o que faz com que o paciente se limite mais para se movimentar. Todos estes sintomas fazem com que a funcionalidade do paciente diminua, limitando assim, suas atividades de vida diária e sua participação na comunidade.
Para que o paciente seja reintegrado o mais rápido possível na sociedade é necessário que sua reabilitação se inicie assim que estiver estável clinicamente, ainda na fase aguda do AVC. Além dos exercícios realizados nas sessões fisioterapêuticas, o paciente deve ser informado sobre como lidar com seu novo estado de saúde em seu antigo ambiente.
Lucas Brino
Coordenador – Biosete Neuro
Andreça Sampaio
Fisioterapeuta – Biosete Neuro