
O congelamento da marcha ou “freezing of gait” é um sintoma comum e incapacitante que ocorre no Parkinson, comprometendo a qualidade de vida dos indivíduos afetados. Além disso, está associado à gravidade da doença, embora possa ser observado no início do curso da doença, porém, se o congelamento da marcha for um dos primeiros sinais, deve-se suspeitar de formas atípicas de parkinsonismo.
O congelamento da marcha é caracterizado clinicamente por episódios repentinos e breves de incapacidade de produzir passos efetivos para a frente que normalmente ocorrem durante o início da marcha ou ao girar durante a caminhada. Esses bloqueios de marcha são um dos principais fatores de risco para quedas no Parkinson, porque durante a caminhada o tronco continua em movimento enquanto os pés ficam presos. Esse risco é agravado pelo fato de que o congelamento da marcha frequentemente ocorre associado com problemas de equilíbrio e déficits cognitivos, ou ao realizar dupla tarefa.
As estratégias para lidar com o congelamento da marcha segundo a Associação Americana da Doença de Parkinson (DP), são:
Embora esses métodos possam ser úteis para evitar um congelamento que já está em andamento, técnicas de fisioterapia que incorporam esses tipos de estratégias de sinalização são utilizadas para reduzir o congelamento geral da marcha. A sugestão auditiva rítmica é uma dessas técnicas que utiliza ritmo e música para melhorar a marcha na doença de Parkinson.
Fonte: Parkinson Intensivo