
Por Dra. Helen Valentim
Segundo a Organização Mundial de Saúde, Reabilitação Cardíaca é o somatório das atividades necessárias para garantir aos pacientes portadores de cardiopatia as melhores condições físicas, mental e social, de forma que eles consigam, pelo seu próprio esforço, reconquistar uma posição normal na comunidade e levar uma vida ativa e produtiva.
Estudos científicos demonstraram que a Reabilitação Cardiovascular reduz mortalidade por todas as causas, por causas cardíacas, promove diminuição consistente na taxa de re-internação hospitalar além de melhora da qualidade de vida e da capacidade funcional. Benefícios também para pacientes submetidos a transplante cardíaco, podendo aumentar em até 50% da sua capacidade funcional, através de adaptações centrais e periféricas que melhoram o desempenho hemodinâmico.
Ao ingressarem em um programa de reabilitação cardíaca, os pacientes portadores de doença arterial coronariana podem esperar melhora dos sintomas de angina, atenuação da gravidade da isquemia induzida por esforço, melhora da capacidade funcional e melhor controle dos diversos fatores de risco para doença cardiovascular.
Por serem uma das mais importantes causas de morte e incapacidade física, social, psicológica e laborativa, as doenças cardiovasculares têm merecido a aplicação de elevados recursos financeiros. Análise de estudos envolvendo custo/efetividade sugere que o treinamento com exercício físico como intervenção primária e secundária de doença cardiovascular é altamente custo/efetivo para a grande maioria dos pacientes com doença cardiovascular, podendo efetivamente salvar vidas e economizar custos. (Dados da SBC/Arquivos Brasileiros de Cardiologia).
Inovando com um serviço multidisciplinar, o Biosete Clínicas oferece, através da Med Vida Reabilitação Cardíaca, um serviço para pacientes de Elevado Risco Cardiovascular, com sessões supervisionadas por médico. O Programa de Reabilitação Cardíaca envolvendo ações dos profissionais da enfermagem, nutrição, fisioterapia e psicologia contribui com diminuição global do Risco Cardíaco.